.comment-link {margin-left:.6em;}

Cursivo

segunda-feira, maio 16, 2005

Mais valia terem dito logo que não era a sério

O mês de Maio já vai avançado, e pelos vistos, este ano não há mesmo Dia do Design na FBAUP.

A coisa não surpreende, vista a crescente displicência na organização deste acontecimento. Desde há uns anos que tem vindo a piorar, para resultar no desaparecimento total de um evento que teria um potencial (que nunca foi efectivamente aproveitado) de mostrar, a nível interno e externo, o que se faz dentro do curso de Design. Se há algum tempo os professores ainda expunham e falavam dos trabalhos na Aula Magna, recentemente já nem isso sucedia, sendo os únicos testemunhos do trabalho dos alunos "expostos" sem critério nas salas de aulas, retirando-lhes qualquer dignidade que estes pudessem ter. O único aparato visível eram os cartazes a divulgar o acontecimento: dezenas e dezenas de cartazes com uma impressão de fazer inveja espalhados pela faculdade. Nem quero imaginar a despesa que essas impressões implicaram, ainda mais tendo em conta que nem um único dos cartazes foi colocado fora da faculdade. Parece que os próprios organizadores têm vergonha do que estão a fazer, e ao não expor demasiado o evento ao público em geral, evita-se um embaraço. Que conveniente. Resta perguntar porque é que se fazem mais de cem cartazes se o público alvo apenas está dentro de portas. Analogia à cegueira colectiva?

É triste tal demonstração de desinteresse total face ao que se faz na FBAUP. Torna-se até revoltante ouvir discursos moralistas acerca da necessária promoção dos alunos e dos trabalhos da faculdade da boca das mesmas pessoas que não estão dispostas a fazer nada para que tal se concretize. Não faço ideia se a questão foi levantada dentro do Departamento de Design, mas se não houve uma chamada de atenção geral acerca de uma lacuna que é realmente grave, então estamos mesmo, mesmo muito mal.

Ouvi muitas vezes queixas de colegas de Pintura e Escultura a lamentar o facto de não haver um dia dedicado a cada um desses cursos. Se for para ter o mesmo destino do que o Dia do Design, nem vale a pena tentar.

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home